top of page

​DX 

Em radioamadorismo é a sigla que significa um contato a longa distância. É também um passatempo em que se ouve emissoras de radiodifusão em longas distâncias. A prática do DX é exercida desde o início do século X e este hobby também é chamado de "radio escuta DX".


Para se executar um DX, tanto radioamadores (transmissão, recepção), quanto aficcionados da radioescuta (somente recepção), necessitam de certas condições ideais de clima, propagação, equipamentos, etc.


Em ondas curtas a ionosfera é um dos principais enlaces para a conexão entre duas ou mais estações de radioamador ou recepção em longa distância.



​DXCC - Diploma



Diploma atribuído pela Organização de Radioamadores Americana (ARRL), a quem provar através de confirmação (QSL's) o mínimo de 100 Países confirmados, a quem tiver perto do patamar máximo de todos os países confirmados, menos 9 entrará na Honor Roll.



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Radioamadorismo

O radioamadorismo



Ou Serviço de Amador, é um hobby científico praticado em quase todos os países do mundo por pessoas habilitadas e licenciadas por autoridades para a intercomunicação e estudos técnicos sem motivo de lucro. Assim como outros Hobbies, o radioamadorismo possui legislação nacional e internacional que regulamenta as condições de uso e as frequências de rádio destinadas à atividade, e que obrigatoriamente deve ser seguida pelos seus praticantes, chamados de radioamadores.

Existem no mundo muitos tipos de radioamadores. Aqueles que procuram ter uma estação de radiocomunicação com intuito de adquirir conhecimento em diversos ramos da ciência, pois, para se ter uma estação de rádio é necessário dominar diversos ramos do conhecimento tecnológico e científico sendo: a eletricidade, comunicação, a eletrônica, a mecânica, incluindo a matemática e a física em modo geral. Para os aficionados em comunicados a longa distância, chamados de DX, destacam-se o conhecimento da meteorologia, da astronomia, além de conhecimentos de geografia, dentre outros ramos do conhecimento. Muitos profissionais das mais diversas áreas nasceram a partir de estudos feitos no radioamadorismo.


A oportunidade de se comunicar com outros colegas radioamadores de todas as partes do mundo por meio de uma estação de rádio traz benefícios por permitir a integração entre pessoas de diversas culturas e países.


Distribuídos por todo o mundo, até 2004 havia mais de 3 milhões de radioamadores, sendo 50% nos Estados Unidos da América. Os radioamadores desempenham um serviço que a legislação internacional define como sendo de auto-aprendizagem, intercomunicações e pesquisas técnicas, realizadas por pessoas devidamente autorizadas, que se interessam pela radiotécnica com objetivos estritamente pessoais, sem fins lucrativos.

bottom of page